Skip to main content

O FÔLEGO – Negócios Sustentáveis – programa de intervenção artística movido pelo combate às alterações climáticas em Mação, Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila de Rei – decorre no Centro de Portugal. No primeiro trimestre de 2023, este projeto da Academia de Produtores Culturais reafirma a missão de “aproximar e respirar
melhores tempos”, apelando ao envolvimento da comunidade local em torno de um futuro consciente e saudável, por via de uma programação cruzada entre áreas artísticas: música, dança, teatro, workshops e ações comunitárias.


Fevereiro trará o arranque do Workshop Negócios Sustentáveis (4/02 – 18/03) – cinco jornadas com formadores especializados, uma por município, para empreendedores, artistas e agentes locais. Trará ainda a quarta paragem da iniciativa Vilas Mutantes – trabalho sobre memórias e reações ao fogo, saberes e inquietações da comunidade pela coreógrafa Alice Duarte e o músico Alexandre Moniz -, desta vez no concelho de Proença-a-Nova. Ainda neste trimestre, o FÔLEGO promoverá em Oleiros, Proença-a-Nova e Vila de Rei uma sessão comunitária de reflorestação, mobilizando voluntários para plantar as árvores angariadas nos eventos Planta Party em áreas ardidas dos respetivos concelhos.


O FÔLEGO é financiado no quadro EEA Grants, Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu e promovido pela Academia de Produtores Culturais, em parceria com Mapa das Ideias, Heidi Ruustgard, Universidade da Islândia, Associação Pinhal Maior e os cinco municípios – Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã, Vila-de-Rei. O FÔLEGO atuará no território entre 2021 e julho de 2023.


Acompanhe a programação do FÔLEGO em www.folego.pt e siga o projeto nas redes sociais: facebook.com/folegoaceso e Instagram @folegoaceso