Skip to main content

O FÔLEGO é um programa de intervenção artística movido pelo combate às alterações climáticas. Envolve os municípios de Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei e surge da associação deste território ao fogo – mas também ao ar, necessário à combustão e à vida – onde encontramos força para respirar e refletir através das artes.

FÔLEGO é um projeto da Academia de Produtores Culturais, em parceria com a Mapa das Ideias, a Universidade da Islândia e a coreógrafa norueguesa Heidi Rustgaard. Financiado pelos EEA Grants.

O FÔLEGO abraçou a comunidade local, em busca de um futuro saudável e consciente, realizando entre novembro de 2021 e junho de 2023, mais de 50 atividades.

Através das artes plásticas, da dança, da fotografia, da música, do teatro e do vídeo, fomos capazes de pensar a mudança. De despertar consciências, de alertar para a importância do território, garantindo a preservação da memória, na defesa da identidade e na projeção de um futuro comum. A arte como motor da ação. Porque se não agirmos para mudar, não haverá mais estações do ano.

Convocando artistas e não-artistas, dos mais novos aos mais velhos, explorámos novos caminhos, numa aventura plena de momentos de partilha, diálogo, aprendizagem e descoberta conjunta. Animámos cafés, escolas, igrejas, museus e ruas que serviram de palco a criações comunitárias.

Mergulhámos, plantámos, escutámos, o território, numa reflexão permanente sobre a mudança da paisagem, uma paisagem que não é só física, mas também sonora e mutante. Aquela serra quer ser verde, alguém disse.

E por isso, debatemos as consequências dos incêndios e da deflorestação, mas também o degelo e de como as alterações climáticas nos afetam local e globalmente. É urgente o esforço conjunto rumo ao equilíbrio dos ecossistemas, encontrando nas abelhas um importante aliado.

Reflexões que guiaram a criação do Manual de Boas Práticas, que à semelhança das ações de formação realizadas, será um valioso contributo para a inspiração de artistas, criativos, educadores e empreendedores, deste e de outros territórios, gerando ações concretas de adaptação e mitigação dos efeitos das alterações climáticas e mantendo o Fôlego Aceso!

Saiba tudo sobre o FÔLEGO em www.folego.pt