A convite do Turismo de Portugal a Academia de Produtores Culturais criou a OFICINA DE TÉCNICAS ARTÍSTICAS APLICADAS AO TURISMO, uma oficina fundamentalmente prática, a cargo de uma equipa de atores profissionais, pressupondo a facilitação e o desenvolvimento das soft skills através de três técnicas artísticas – movimento, voz e improviso – considerando o respectivo enquadramento com a vida profissional, neste caso aplicado ao sector do Turismo.
A oficina foi desenvolvida em 2017, em 11 Escolas de Hotelaria e Turismo do Turismo de Portugal, tendo abrangido Cursos de Dupla Certificação (NÍVEL IV) tanto como Cursos de Especialização Tecnológica (NÍVEL V).
Atualmente o paradigma profissional relacionado com a valorização exlcusiva de competências técnicas dos profissionais encontra-se praticamente obsoleto. O mercado de trabalho está mais exigente e considera, para o efeito, insuficiente, aqueles que demonstrem apenas perícia técnica. O mundo laboral tende a valorizar os profissionais também dotados de competências sociais e comportamentais, conhecidas como soft skills – “As soft skills não são mais do que atitudes e comportamentos que facilitam a relação com os outros, melhoram o desempenho profissional e aumentam perspetivas de carreira” (Santiago, Ana: 2014).